St. Gallen, 28/07/2021. A partir de meados do Verão, as vespas tornam-se frequentemente um verdadeiro incómodo. São intrusivas e atacam os alimentos que contêm açúcar. Além disso as suas picadas também representam um perigo real, especialmente para aqueles que sofrem uma reacção alérgica. Contudo, existem contudo, formas de combater estas pragas de uma forma sustentável e ecológica.
Factos interessantes sobre as vespas
Se quiser afastar as vespas do seu terraço ou outras áreas onde se reúnem, deve começar por aprender um pouco sobre estes insectos. As vespas passam sobretudo a Primavera e o início do Verão a alimentar-se de larvas de insectos. Desempenham, portanto, um papel útil no ecossistema. A ausência das vespas vorazes conduziria muito frequentemente a infestações de pulgões e outras pragas desagradáveis. Algumas das proteínas que as vespas obtêm com a sua dieta, elas passam-as para as larvas nos ninhos, recebendo em troca um líquido açucarado. A partir de meados do Verão, o número de larvas diminui acentuadamente e as vespas já não rebebem açúcar. Como resultado, elas procuram um substituto, e encontram-no em abundância entre nós humanos. As bebidas doces, gelados, molhos para saladas e outros alimentos açucarados são uma mina de ouro para as vespas.
Porque é que os insectos não procuram o açúcar na natureza?
Há uma boa razão para isso. As ameixas e alguns outros tipos de fruta que poderiam ser utilizados pelas vespas para lhes fornecer açúcar geralmente amadurecem durante o final do Verão. Mas o número de árvores de fruto está a diminuir de forma constante. Especialmente em áreas urbanas ou outras densamente povoadas, praticamente já não são plantadas árvores de fruto. Como resultado, a partir de meados do Verão, estes insectos mal têm quaisquer fontes de alimento à sua disposição.
Por causa disto, eles estão apenas à espera que comamos um gelado ou que nos tratemos de um pedaço de bolo de fruta ao ar livre. As vespas fazem tudo o que podem para se apoderar do açúcar, demonstrando um comportamento agressivo no processo. Na maioria dos casos, a pessoa afectada reage com movimentos defensivos e violentos, na esperança de afastar as pragas. É aí que os insectos usarão as suas picadas para se defenderem. No entanto, o problema não é apenas a dor infligida, há muitas pessoas que sofrem uma reacção alérgica às picadas de vespas e requerem cuidados médicos imediatos. Só por esta razão, é útil poder afastar as vespas e controlar a situação.
Combater as vespas e proteger as abelhas
Quando se luta contra as vespas, é importante garantir que as abelhas não são afectadas, pelo que os pesticidas químicos não devem ser utilizados. É por isso que foram desenvolvidos métodos ecológicos que são altamente eficazes para lhe permitir proteger-se contra estas pragas. A melhor maneira de combater as vespas de uma forma sustentável e amiga do ambiente é utilizar uma armadilha para vespas e um isco que contenha vinagre e não atraia abelhas.
A armadilha de vespas eficiente e não tóxica da SWISSINNO
Esta armadilha funciona de uma forma muito simples, mas extremamente eficaz. É constituída por um recipiente robusto com uma tampa de acesso integrado. Há um isco, que é misturado com água dentro da armadilha. Após uma agitação vigorosa, o isco liberta um cheiro a que as vespas não conseguem resistir. Claro que a chave é que o isco também contém vinagre, que mantém as abelhas afastadas e protegidas. Entretanto as vespas acreditam que há alguma comida particularmente saborosa no interior e depois voam para a armadilha através da entrada apropriada. De lá, caem na água e afogam-se.
O cheiro não é prejudicial para os seres humanos nem para os animais de estimação. O cheiro encontra-se numa área que só pode ser percebido pelas vespas. A armadilha pode portanto ser presa a um murro ou a uma árvore na proximidade da área de restauração social. O isco durará cerca de duas a três semanas, depois disso pode ser trocado por um novo isco. Uma vez que existem pacotes de recarga de isco disponíveis para esta armadilha moderna, só é necessário comprar a armadilha uma vez.
Contact
SWISSINNO SOLUTIONS AG
Rosenbergstrasse 22
9000 St Gallen
Switzerland
T + 41-71-223 4016
F + 41-71-223 4024
info@swissinno.com
https://www.swissinno.com